sábado, 7 de julho de 2012

Curiosidades: Cravos (Acne Comedoniana)





Podemos dividir a acne em inflamatória (com cravos e espinhas) e não inflamatória (somente cravos). Essa divisão é importante para que haja a adequação no tratamento a ser aplicado. A formação de cravos -também chamados de comedões- é o que carateriza a acne de grau 1, a mais leve.

Comedões abertos/ Cravos Pretos: aparecem nos folículos que possuem uma abertura mais larga que o normal, por estarem dilatados e obstruídos pelo sebo formado naturalmente na pele ou por células mortas. A cor escura se dá devido a reação de oxidação provocada pelo contato com o ar e além disso o conteúdo desse tipo de cravo resseca e endurece.
Comedões Fechados/ Cravos Brancos: ocorrem da mesma maneira que os cravos pretos, porém por ser uma abertura microscópica na pele (contrária aos folículos de cravos pretos) o conteúdo não entra em contato com o ar, ficando livre do processo de oxidação e ressecamento, se mantendo branco e amolecido.


Cuidados com a pele comedoniana:
Usando diariamente os cuidados adequados o resultado pode ser positivo, porém é necessária persistência já que o problema não pode ser resolvido de um dia para o outro. Os cravos não são originados pela sujeira, portanto não vai resolver lavar a pele excessivamente, tão menos com sabonetes agressivos ou que provoquem ressecamento. Neste caso o efeito pode ser contrário pois  ressecamento causado por lavagens excessivas pode estimular indevidamente a produção de mais oleosidade.
É importante evitar o uso de produtos que contém óleo em sua fórmula, além de não dormir ou passar muito tempo maquiada.

O tratamento pode ser realizado com o uso de gel ou creme próprios para o seu tipo de pele, responsáveis por promover a desobstrução dos folículos (esfoliantes) e regular a produção de oleosidade (adstringentes, sabonetes e cremes).
Ao contrário do que se pensa a dieta não é responsável pela acne, mas alguns alimentos como leite e derivados e alimentos que aumentam o teor de açúcar no sangue tem influência sobre a sua evolução. A limpeza de pele realizada em clinica de estética por um esteticista pode ser uma ótima aliada, desde que seja feita sem ferir a pele.



Obs: Lembrando meninas, SEMPRE procurem um médico antes de iniciar qualquer tratamento. Pois se feita de maneira incorreta a intervenção pode piorar a situação ao invés de resolvê-la.



BEIJO

Nenhum comentário:

Postar um comentário